Fossilização excepcional do trato digestivo de insetos

Imagem retirada da publicação. Na esquerda, há uma foto de um fóssil de grilo preservado em vista lateral esquerda, contendo cabeça, antenas, membros e ovipositor. A foto da direita destaca uma parte do fóssil, mostrando o corpo globular e o "pescoço" tubular do proventrículo.

A Formação Crato, unidade fossilífera da Bacia do Araripe, no Nordeste do Brasil, é mundialmente conhecida por sua preservação excepcional de fósseis. Um estudo publicado recentemente revelou insights inovadores sobre a excelente preservação dos fósseis da Formação Crato, à medida que pesquisadores apresentam a primeira descrição detalhada de proventrículos fossilizados de nove espécimes de Grylloidea, uma subordem de Orthoptera (grilos), encontrados nos calcários laminados desta formação rochosa. O estudo, conduzido por uma equipe colaborativa do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade de São Paulo, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal de Pernambuco e Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, marca um avanço significativo na compreensão da paleobiologia de insetos do período Cretáceo.

Em todos os nove espécimes apesentados na publicação cientifica, a cutícula externa do abdômen dos indivíduos estava rachada, revelando os proventrículos fossilizados. Notavelmente, esses órgãos antigos exibem uma estrutura tridimensional, apresentando um corpo globular e um pescoço tubular, reminiscente dos grilos modernos. No entanto, uma diferença notável foi observada na região globular dos fósseis, onde foram identificadas 9–12 fileiras de divisões paralelas, em contraste com as mais comuns seis divisões observadas nos grilos atuais. As imagens de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) de dois espécimes destacaram a preservação extraordinária de dentes médios internos, dobras e a textura de microvilosidades dentro do órgão. Essas descobertas proporcionam um vislumbre único das complexidades do sistema digestivo de Orthoptera do período Cretáceo.

A equipe de pesquisa, liderada pela doutoranda do PPGBAN UFES Arianny P. Storari, destaca a importância do estudo desses fósseis excepcionalmente preservados para reconstruir com precisão ecossistemas antigos. As descobertas não apenas contribuem para nossa compreensão da evolução de Orthoptera, mas também oferecem insights valiosos sobre a biodiversidade mais ampla da Formação Crato durante o período Cretáceo.

Link do artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895981123005497?via%...