Extensão
Tecnologias digitais e metodologias ativas de aprendizagem na divulgação e no ensino de Paleontologia
Coordenado pela Dra. Anna Nogueira e com financiamento da FAPES, o projeto visa promover o ensino da Paleontologia na região do Espírito Santo. Para isso, ele incorpora metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais, como realidade aumentadacom modelos 3D, oficinas de réplicas fósseis e jogos educativos. O foco é popularizar conceitos cruciais como a evolução da vida na Terra, o tempo geológico, a tectônica de placas e a megafauna extinta local, incentivando a valorização, o envolvimento e a participação nas ações comunitárias locais e regionais do estado, e, ao mesmo tempo, desenvolvendo e incentivando o uso de materiais didáticos inovadores. Além de enriquecer o conhecimento científico, estas ações proporcionarão um maior desenvolvimento local e a iniciativa almeja também formar cidadãos mais conscientes e engajados, com maior autonomia e um pensamento mais sustentável em relação ao valioso patrimônio paleontológico e geológico da região.
Em 2018, encerramos o projeto de Iniciação Científica Júnior Paleontologia: janela para a biodiversidade passada, que contou com o financiamento da FAPES. O projeto envolveu, ao todo, 21 estudantes de Ensino Médio do CEEMTI São Pedro, com idades entre 15 e 18 anos, além de duas alunas de graduação da UFES. Os bolsistas de iniciação científica júnior produziram 11 maquetes sobre temas que ilustravam a evolução da vida na Terra. Todas as maquetes foram apresentadas em uma mostra de projetos científicos organizada pela FAPES e podem ser vistas em 3D na nossa página no Sketchfab.