Pesquisadores brasileiros e chineses anunciam descoberta de nova espécie de pterossauro

Desenho por Maurílio Oliveira mostra um pterossauro com bicos pontiagudos e sem dentes, com uma crista craniana voltada para trás e colorida nas cores amarela e vermelha.

Uma espécie recentemente identificada de pterossauro sem dentes (um réptil voador extinto) da China, nomeada para celebrar a colaboração internacional entre pesquisadores chineses e brasileiros, é descrita em um artigo na Scientific Reports. A espécie, chamada de Meilifeilong youhao e baseada em dois espécimes, fornece informações sobre um grupo de pterossauros chineses de tamanho médio e crista alta, chamados chaoyangopterídeos.

Os autores descrevem os restos fossilizados de dois espécimes Meilifeilong youhao, um dos quais está entre os exemplares mais bem preservados e completos do grupo de pterossauros chaoyangopterídeos, só faltando a cauda. Já o segundo espécime consiste em alguns ossos do crânio. Segundo os autores, a palavra ‘meilifeilong’, que significa ‘lindo dragão voador’, foi escolhida para fazer referência ao alto nível de preservação do esqueleto mais completo. Enquanto isso, ‘youhao’, que significa ‘amizade’ em mandarim, foi escolhida para celebrar a colaboração contínua de vinte anos entre paleontólogos chineses e brasileiros na pesquisa de pterossauros.

Os autores sugerem que o esqueleto mais completo foi transportado intacto para um corpo d'água e gradativamente enterrado no sedimento do fundo. O indivíduo tem envergadura máxima de cerca de 2,16 metros e características como ausência de dentes e uma crista craniana relativamente baixa e voltada para trás. A crista é mais desenvolvida no espécime mais completo, sugerindo que poderia crescer com a idade ou variar entre os sexos, embora sejam necessárias mais evidências para confirmar isso.

Com base em características comuns, os autores identificaram que M. youhao pertence a um grupo de pterossauros denominado Chaoyangopteridae, que foram encontrados durante o Período Cretáceo (145 a 66 milhões de anos atrás) na China. A integridade do holótipo pode ajudar a fornecer mais informações sobre esse grupo específico de pterossauros, concluem os autores.

Wang et al. A new toothless pterosaur from the Early Cretaceous Jehol Biota with comments on the Chaoyangopteridae. Scientific Reports 13: 22642. https://www.nature.com/articles/s41598-023-48076-7